Exportação é só para empresas grandes?

Exportação é só para empresas grandes?

Por João Rios, Rios International LCC

*Rios International é empresa parceira do GIB Institute.

 

Uma dúvida que surge com muita frequência é:

A Exportação é só para empresas grandes?

 

Importação Exportação

A resposta é nãoexportação não é só para empresas grandes! Isso é um mito que existe, principalmente no Brasil, porque ainda não temos uma cultura exportadora consolidada. A nossa balança comercial é focada em commodities, minério de ferro, petróleo, produtos agrícolas. Esses tipos de produtos são exportados por empresas grandes, mas a exportação não é necessariamente só para empresas grandes, muito pelo contrário! Nos EUA, a maioria das empresas que exportam são pequenas e médias. É por isso que a economia consegue se desenvolver e crescer mesmo quando o país não está passando por um momento económico tão bom. Essas empresas conseguem exportar e achar novos mercados.

Então o que é que uma empresa precisa para exportar?

 

Precisa de ser uma empresa constituída e de ter um produto, de preferência um produto que atua em algum nicho de mercado, para evitar a concorrência com gigantes multinacionais. Uma vez que o seu produto sai do Brasil, ele vai estar competindo com produtos de todo o mundo, principalmente mercados mais abertos, como os EUA e a Europa. Você vai ter o seu produto no exterior, competindo com produtos de todo o mundo, com empresas pequenas, médias e grandes.

Se tiver um nicho, se o seu produto for um produto de nicho, você tem mais chance de conseguir competir com as essas empresas, até porque você não vai querer competir com multinacionais por preço, por exemplo. Pode competir por atributo, ou seja, o seu produto pode ter algum atributo que o produto de outra empresa não tenha, ou você pode estar em um nicho específico no qual talvez essa multinacional hoje não tenha interesse porque para ela aquele mercado é muito pequeno. No entanto, para você, aquele mercado pode ser um novo facturamento e significar um crescimento da sua empresa.

Exportação não é só para empresas grandes!

O que é que uma empresa precisa ter?

  • produto, de preferência um que já esteja a ser vendido no mercado nacional com algum sucesso. Não precisa de ser um que tenha já vendido milhões de unidades, mas um que já tenha sido testado no mercado local com algum sucesso;
  • A empresa precisa de se preparar para exportar esse produto. Não simplesmente ir lá fora e tentar buscar um comprador, mas precisa de estar preparada para assumir esse desafio. Quem vai ser a equipe que vai gerenciar a exportação? Quem vai ser a pessoa que vai fazer as vendas internacionais? Você vai ao local? Alguém da sua equipe de vendas? Vai criar um departamento de comércio exterior, departamento de exportação? Vai trazer pessoal para trabalhar todas as questões da exportação? O que é que você vai fazer? Vai precisar de ter essa equipe colocada, bem estruturada, para atender às novas demandas, as demandas que vão vir do exterior, buscando cotações, pedindo catálogo de produtos, entre outras informações;
  • Também vai precisar adaptar, muito provavelmente a embalagem do seu produto, colocar em inglês ou na língua do mercado para onde está exportando. Em alguns casos, terá que adequar o seu produto.

Eu trabalhei com cosméticos, uma linha de produtos controlada pela Anvisa no Brasil e pela FDA nos EUA. Muitas vezes é necessário adaptar o produto, os componentes químicos, a formulação do produto, para atender às questões legais. Em algumas outras vezes, você tem que adaptar o produto para atender a questões de mercado. Será que os atributos que você pratica hoje no Brasil, no mercado local, são atributos que o cliente no exterior valoriza, ou esse cliente no exterior não valoriza esses atributos? Ou será que o cliente no exterior valoriza outros atributos? Isso é uma pesquisa que tem que ser feita e, caso constate que realmente precisa de outros atributos no seu produto, tem que fazer essa alteração.

Então: uma empresa formada, um produto que já está sendo vendido com certo sucesso, uma equipe formatada e um orçamento para exportação.

Obviamente a contratação de uma equipe ou a formação de um novo setor ou a alteração de rótulos, a alteração na formulação do produto e algum esforço de marketing, para você chegar no mercado externo, exige um investimento. Não é um investimento de milhões, mas é algum investimento que tem de ser feito na empresa para que ela possa se preparar para exportar e depois, sim, executar a exportação.

Em 20 de novembro de 2017.

UA-103237691-1